Tornozelos torcidos em diferentes graus

Uma torção no tornozelo é uma das lesões mais comuns no futebol e boa parte do esportes.

Muitas vezes, é uma questão simples, que requer alguns minutos de descanso para deixar o corpo a se recuperar o suficiente por conta própria para um retorno para jogar.

Se durante a prática ou no meio de um jogo, os treinadores pode verificar se há sinais simples que irão determinar se um jogador permanece na linha lateral ou envolta.

Aqui está uma abordagem passo-a-passo do St. Vincent Sports Performance Outreach Supervisor Dave Weikel, os EUA Seleção Cabeça treinador esportivo, sobre o que fazer se um de seus jogadores tem uma lesão no tornozelo:

Verifique se há inchaço

Inchaço vai acompanhar a maioria das entorses de tornozelo em algum grau. Se o tornozelo incha imediatamente, o atleta necessita de ser removido da participação na maioria dos casos e começar RICE (repouso, gelo, compressão, elevação). Isso ajudará a reduzir a quantidade de inchaço e diminuir a dor e inflamação. É importante lembrar que se há pouco ou nenhum inchaço, que não significa necessariamente que não há nenhuma lesão.

Se qualquer parte da área afetada parece deformado, alertar os pais da criança e procure assistência médica imediatamente.

Percorrer as moções

Se não aparecer nada fora do comum, ver se o jogador tem plena, livre de dor, amplitude de movimento. Se assim for, tem o peso de um urso atleta e passar por uma progressão funcional em que ele ou ela anda em primeiro lugar, corre, corre, corre, enquanto mudando de direção, em seguida, faz movimentos posições específicas, tais como recuar ou energia etapas.

Se o jogador pode realizar todas essas tarefas de forma eficaz, ele ou ela pode voltar a jogar. Se não, o jogador  deve sentar e começar RICE.

Apoiar a área lesada

Se um jogador não é completamente 100 por cento, imobilizando ou órtese no tornozelo pode ajudar. Se estiver usando uma cinta, verifique se ele se encaixa perfeitamente e que o atleta se sente apoiado. Se taping do tornozelo, certifique-se que não é aplicada com muita força. Um erro comum é querer “Crank it on” firmemente para dar o máximo de apoio possível, mas isso pode realmente fazer mais mal do que bem.

Uma vez que o jogador se tiver sido imobilizado ou se preparou, vá até a progressão funcional.

Se o atleta não vai voltar a jogar, você pode ajudar a apoiar o tornozelo e reduzir o inchaço aplicando um envoltório de compressão. Para fazer isso, inicie na bola do pé e, lentamente, continuar até a base do músculo da panturrilha. Bandagens precisa ser apertado, mas não tão apertado como cortar a circulação para o pé.

O tempo cura todas as feridas

Algumas lesões no tornozelo preciso mais tempo para recuperar. Os jogadores podem retornar de entorses menores em apenas alguns dias, enquanto entorses mais graves pode manter um jogador de lado por semanas. Se um jogador não pode executar no nível necessário, segure-o para fora. Colocando o jogador de volta no jogo, não só pode piorar a lesão, mas também colocá-lo em risco de outras lesões por não ser capaz de executar no nível que ele está acostumado.

Certifique-se de comunicar-se com os pais da criança. Em última análise, é o seu julgamento se querem procurar um médico.

Em caso de dúvida, sentar-los para fora

Com atletas jovens em particular, sempre errar do lado da cautela. Se você tem quaisquer reservas, informar os pais e não permitem o jogador de volta no campo.

Traduzido do http://ifaf.org/pages/health_and_safety

Imagem do Fisioblogando

 

Deixe um comentário