Tensão Muscular dos Oblíquos: causas, sintomas, tratamento e recuperação

foto-lipo-alta-definicao

Quais são músculos oblíquos?

Músculos oblíquos são o grupo de músculos abdominais vigorosamente ativo em atletas e pessoas que fazem exercícios regulares. Estes músculos oblíquos são utilizados para manter o equilíbrio, diferentes tipos de atividades, movimentos ou força. Além disso, estes músculos também funcionam em levantar objetos pesados e em exercícios vigorosos, de modo que tanto os homens como as mulheres podem sentir uma severa tensão muscular oblíqua e dor. Por isso, é importante manter o conhecimento sobre os sinais e sintomas da tensão do músculo oblíquo ou onde estes músculos estão localizados e, finalmente, como tratar um músculo oblíquo tensos, sem maiores danos. No entanto, se os sintomas de tensão do músculo oblíquo persiste ou permanece sem tratamento, pode resultar em agravamentos e dor crônica.

O que pode causar tensão do músculo oblíquo?

Os músculos oblíquos abdominais geralmente funcionam no momento da flexão para a frente ou de lado, ou, por vezes, durante o movimento de torção do torno na linha da cintura. Nenhum movimento brusco fortes são responsáveis pela tensão do músculo oblíquo. Qualquer tipo de alta intensidade de exercícios como flexões ou abdominais ou qualquer tipo de esportes como beisebol, tênis ou golfe pode causar tensão do músculo oblíquo. Em suma, os músculos demasiadamente exaustos, qualquer tipo de lesão abdominal ou trauma pode causar tensão do músculo oblíquo, que podem incluir o seguinte:

  • Tosse crônica ou espirrar períodos pode causar tensão do músculo oblíquo
  • Sentado por muito tempo em um só lugar
  • Na hora de levantar materiais pesados, há uma chance de esticar os músculos oblíquos
  • Exercícios abdominais sem preparações
  • Postura não corrigida
  • Socos diretos ou qualquer coisa batendo diretamente no abdômen
  • Desgaste do abdômen ou qualquer tipo de cirurgia na região abdominal resultando na formação de tecidos cicatrizados.

Quais são os sintomas de tensão muscular do Oblíquo?

  • Uma lesão em qualquer um dos músculos oblíquos abdominais, quer devido ao estiramento excessivo ou parcialmente rasgado pode causar dor no músculo oblíquo, bem como enfraquecimento muscular. A tensão muscular oblíqua pode apresentar sintomas como rigidez e dor. Esta estirpe do músculo oblíquo podem finalmente resultar em dor aguda na região do peito seguido para o lado da porção abdominal e aumenta mais por torção ou flexão vigorosa do tronco. A dor intensa pode causar o desgaste das fibras musculares do tronco.
  • Depois de uma estirpe acontece, músculos oblíquos fazem você experimentar uma rigidez severa depois de acordar do sono de manhã. Esta estirpe do músculo oblíquo é demasiadamente rígida lhe impede de fazer trabalhos diários.
  • Dor músculo oblíquo normalmente gera durante a contração e relaxamento dos músculos e até mesmo durante o tempo de descanso.
  • Menor tensão muscular oblíqua resulta em piora da dor apenas no momento de exercícios extremos ou qualquer atividade física, enquanto que a tensão do músculo oblíquo provoca inchaço, nódoas negras ou enfraquecimento dos músculos oblíquos adjacentes do tronco. Às vezes pode acontecer de sentir a sensação de dor elevada no peito ou no abdômen, no momento de rir, respiração profunda ou tosse e espirros.

Tratamento para tensão muscular do Oblíquo

Tratamento de compressão com gelo

Colocar gelo sobre a área tensa ajuda a evitar a dor e a inflamação, limitando o fluxo de sangue para a região ferida. No entanto, nunca se deve colocar gelo diretamente na pele sobre o Oblíquo que pode resultar em queimaduras de gelo. Tente usar um bloco de gelo ou gelo picado dentro de algum pano ou pacote. Este bloco de gelo é adequado para as primeiras 48 horas de lesão, em seguida mudar para o tratamento térmico. Bloco de gelo precisa de ser aplicado durante 10-20 minutos e, em seguida, novamente aplicada a cada 3-4 horas. No caso, se a sua pele se transforma para cor vermelha ou rosa usando bloco de gelo deve-se evitar imediatamente o gelo. Você também pode colocar bandagem de compressão sobre a área afetada para reduzir a dor.

Tratamento Térmico para tensão muscular do oblíquo

Evitar o uso de tratamento térmico dentro de 72 horas de lesão. Após 3 dias do uso da compressão de gelo, você pode mudar para a aplicação de calor no músculo oblíquo lesionado utilizando um banho quente, garrafa de água quente ou apenas aquecimento de um saco. Calor ajuda os músculos oblíquos tensos a relaxar completamente e estimular nutrientes e o fluxo sanguíneo para os tecidos afetados, assim, ajuda no processo de cicatrização. Não aplicar o tratamento térmico diretamente sobre a pele, que pode resultar em queimaduras; embrulhar a garrafa aquecida ou uma almofada de alguma toalha e aplicar para apenas 10-20 minutos e deixar a lacuna de uma hora antes de reaplicação.

Massagem e descanso para tratar tensão músculo oblíquo

Massagem desportiva típica também ajuda na cicatrização de tensões musculares oblíquas abdominais. Você também pode ir para massagens de atrito em cruz principalmente sobre os músculos do tendão que ajudam no realinhamento das fibras de colágeno. Massagens também melhoraram a circulação sanguínea e relaxamento dos músculos apertados.

Exercícios benéficos para tensão muscular oblíqua

Embora os exercícios abaixo são bons para ajudar nas tensões musculares, mas antes de iniciar-los, considere consultar um médico. Alguns destes exercícios são:

  • Exercícios de alongamento: Stand e manter seus pés na largura dos ombros e, em seguida, dobre em sentido inverso para tocar seus pés. Mantenha a posição por 30 segundos e, em seguida, vêm para a posição normal.
  • Exercícios de cofragem: Em uma posição push-up, coloque suas mãos sob seu ombro e coloque os dois pés na largura do quadril com o pescoço e coluna vertebral em uma linha; esta posição ajuda a comprimir o músculo glúteo. Mantenha essa posição por 20 segundos e depois voltar à posição original.
  • Exercícios Planking de lado: Você tem que dobrar os joelhos e deite-se de lado lesionado e levantar com a ajuda do braço desse lado e descanso nesta posição por 20-25 segundos.
  • Exercícios viradas para cima: Deite-se de frente para o chão e estender ambas as pernas. Em seguida, coloque ambas as mãos em paralelo um pouco abaixo dos ombros e empurre sua parte superior e arquear as costas, sem perturbar as pernas. Mantenha essa posição por 10-30 segundos.

Medicamentos para tratar tensão muscular do Oblíquo

Anti-inflamatórios Não-esteróides  (AINE’s)  tais como aspirina, ibuprofeno ou diclofenaco ajudam a diminuir o inchaço, inflamação e dor associada com a tensão do músculo oblíquo. No entanto, siga o uso de medicamentos após consulta médica.

O descanso é a melhor opção para curar as tensões musculares oblíquas. Tente descansar o máximo possível para acelerar o processo de cicatrização dos músculos oblíquos tensos e evitar qualquer tipo de atividades ou movimento que podem acelerar sua lesão músculo.

Sinais de alerta para tensão muscular do oblíquo

Alguns sinais de alerta são mencionados abaixo o que pode levar a tensão do músculo oblíquo no futuro:

  • Se você é incapaz de andar em passos apropriados devido a qualquer tipo de dor.
  • Sensation Numb no tronco ou região abdominal.
  • Não é capaz de dobrar suas articulações.
  • Qualquer tipo de desconforto ou queima na direção no trato gastrointestinal, abdômen e virilha ou área urinária.
  • Dor nas costas ou nas costelas durante a respiração profunda.

Se você estiver enfrentando qualquer um dos sinais acima, então não ignore essas condições médicas e corra para o médico o mais rápido possível. Todos estes sinais de aviso podem causar tensão no músculo oblíquo dos músculos abdominais.

Maneiras de lidar com a tensão muscular oblíqua

  • Período de recuperação:  tensão do músculo oblíquo é realmente muito dolorosa e leva mais do que 3-4 semanas para curar. Se a lesão do músculo oblíquo é maior e a dor é grande, então a cura leva várias semanas. No entanto, pode-se ter a ajuda médica imediata se seguintes sinais são notados:
    • Se você não obter alívio após o remédio e 24 horas em casa.
    • Estalo, enquanto dobra articulações.
    • Não é capaz de mover-se ou ficar em pé.
    • Dor intensa, juntamente com inchaço ou aumento da temperatura corporal.
  • Medicamentos prescritos: Sempre tente seguir as instruções do médico e medicação prescrita, como AINEs, outros relaxantes e analgésico ou qualquer tipo de medicamentos de controle da dor. No caso, a dor músculo oblíquo não diminuir com estes, procurar ajuda imediatamente.
  • Cirurgia: Em caso do músculo oblíquo estiver rasgado, com ferimentos graves ou se a lesão não curar-se adequadamente, médico pode prescrever a cirurgia.
  • Reabilitação: Fisioterapia ou a reabilitação é por vezes necessária na cura. Durante os procedimentos de reabilitação não tente operar ou dirigir qualquer máquina ou veículo.

Conclusão

Consiste um dos problemas médicos mais comuns que não podem exigir assistência médica ou cirúrgica, a menos que a lesão esteja em condições severas. A única maneira simples de curar esse músculo oblíquo tensa é ter bastante descanso, medicamentos para a dor, ou terapias alternativas como compressão de gelo ou tratamento por aquecimento. No entanto, se a condição piora com sintomas críticos, procurar urgentemente de atenção médica.

Escrito, editado ou Revisto por:

, MD, FFARCSI

Nota: A informação fornecida não é um substituto para o médico, hospital ou qualquer forma de assistência. Exames e investigação são necessários para o diagnóstico correto.

Imagens: http://www.musculação.net  e http://www.cirurgiaplasticanet.com

Deixe um comentário